-
Arquitetos: Ho Khue Architects
- Área: 475 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Kramer, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. Thalia Boutique Hotel é um projeto urbano inovador onde o patrimônio cultural encontra o mundo moderno e utiliza técnicas de construção não convencionais. Os blocos estão flutuando no ar, as redes de pesca conectam os quartos para as pessoas possam se divertir e interagir, ao mesmo tempo que 50% do espaço no interior é vazio, tornando o projeto visualmente divertido e fascinante.
As construções artesanais de madeira no interior do edifício são típicas da cidade antiga de Hoi An. Os pequenos detalhes internos das travas das portas de madeira, mesas de madeira, o barco na árvore e as cercas e portões de madeira evocam a elegante herança cultural de Hoi An. Uma atmosfera simples, um espaço complexo e uma experiência emocional interativa para os hóspedes. No geral, é tranquilo e convidativo.
O desafio do projeto é dado pelo desejo do cliente para que o espaço proporcionasse uma sensação nostálgica e tradicional ao mesmo tempo em que se fosse um lugar divertido e com espaços abertos para as pessoas interagirem e relaxarem totalmente. Também era necessário uma pausa nas construções monótonas e em forma de caixa que estão presentes em todos os lugares. Atualmente, a maioria dos projetos de habitação nesta área da cidade prioriza a maximização da área útil para que se tenha o maior número possível de quartos e, consequentemente, o maior retorno financeiro.
A forma arquitetônica da Thalia é a liberdade ressoando com improvisação. Tratamos as salas como unidades de blocos que deslizam aleatoriamente umas sobre as outras. Esta técnica de arranjo espacial libera completamente a estrutura de construção tradicional comumente encontrada nos hotéis de hoje. Nos cantos do edifício, veremos blocos de concreto flutuando no ar sem pilares, criando uma sensação emocionante como se estivéssemos jogando Tetris no modo hard.
O exterior do edifício tem características rudimentares de concreto aparente, manchas de ferrugem e telhados rústicos com telhas yin e yang (capa/canal). Entrando nos cômodos, o uso de concreto com acabamentos homogêneos nas paredes, piso e teto, cria a sensação de nostalgia desejada pelo cliente.
Localizada ao lado do patrimônio cultural global, Ancient Town, a Thalia Boutique realmente refinou os ecos da antiga Hoi An e os misturou com um estilo arquitetônico moderno e liberal, proporcionando um avanço na construção urbana moderna.